A Câmara Municipal de Sumé realizou, na noite desta quinta-feira (11), a 22ª sessão ordinária de 2025, marcada pela apresentação de diversos requerimentos, indicações e votos de aplauso e pesar.
O presidente da Casa, vereador Jeffeson Menezes, solicitou a construção de um Centro de Zoonoses no município, considerado estratégico para fortalecer a saúde pública, promover o controle de populações animais e oferecer atendimento adequado a animais em situação de risco. Ele também requereu a aquisição de uma camionete e de uma motocicleta destinadas ao trabalho dos agentes de endemias. Ainda durante a sessão, foi aprovado o projeto de resolução que concede o Título de Cidadão Sumeense ao Professor Daniel Augusto de Moura Pereira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento educacional, científico, social e econômico do município de Sumé.
O vereador Arymatéia Silva apresentou Voto de Aplauso ao Café Cultural, iniciativa do diretor do Sumé Shopping, Williams Martinho Soares de Sousa, em parceria com os livreiros da região, que tem se consolidado como polo literário e artístico do Cariri.
O vereador Branco Xiliu solicitou a construção de uma cobertura metálica no Arraiá Poeta Zé Marcolino, espaço tradicional das festividades juninas da cidade, e apresentou Voto de Pesar pela morte da senhora Maria Sales de Menezes Barros.
O vereador Damião Rildo pediu que a CAGEPA e o Consórcio de Obras Transparaíba realizem uma visita técnica às comunidades de Santo Augustinho, Olho D’Água Branco, Sítio Balanço e Pau D’Arco, a fim de avaliar a estrutura das caixas d’água existentes para distribuição às residências, em substituição aos chafarizes.
O vereador Dida Alves apresentou Voto de Aplauso à senhora Carmelita Alves Evangelista, pelo centenário de vida, e solicitou ao secretário de Obras, Vicente Lourenço, a limpeza interna e externa do cemitério municipal.
A vereadora Jane Isa teve aprovadas indicações para a construção de um viveiro de mudas frutíferas e nativas, visando reflorestamento e apoio a agricultores locais, e para a realização de estudo sobre a viabilidade de um programa de doação de cestas básicas às famílias em vulnerabilidade social, com prioridade para mães atípicas com dois ou mais filhos com deficiência. Ela também apresentou Voto de Aplauso à jovem empreendedora Ana Beatriz da Rocha Alves, idealizadora do projeto Tosadora por Amor, pelo trabalho desenvolvido com os animais do município.
O vereador Ruan Pereira sugeriu a criação de um Programa de Facilitação de Aquisição de Máquinas de Costura, que contemple linhas de crédito, parcerias e capacitação profissional. Ele ainda apresentou Voto de Aplauso ao empresário Ernildo Júnior, da empresa Pix Bet, pela iniciativa de instalar em Serra Branca uma indústria de leite de cabra em pó que beneficiará produtores do Cariri, além de Voto de Pesar pelo falecimento da senhora Márcia Ketia Brito de Araújo.
A sessão, considerada bastante proveitosa, contou ainda com a presença de alunos da UFCG/Sumé, que utilizaram a tribuna para relatar a ocupação das salas de aula em virtude do fechamento do Restaurante Universitário.
Assessoria