Na última sexta-feira, 27 de junho, a Câmara de Vereadores de Sumé realizou uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. A LDO é um importante instrumento de planejamento da gestão pública, que estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o próximo ano, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Logo após, foi realizada a 17ª sessão ordinária da Casa Legislativa, na qual os parlamentares apresentaram requerimentos, indicações e votos de aplauso e pesar, abordando diversas demandas da população sumeense.
O vereador Daniel Lêla apresentou requerimentos solicitando ao prefeito Manezinho Lourenço, à Cagepa e ao Corpo de Bombeiros, a instalação de hidrantes nos bairros Renascer, Alto Alegre, Frei Damião, Mandacaru, Conjunto Habitacional e Carro Quebrado. Também solicitou ao Executivo a construção de uma passagem molhada no Sítio Serrote Verde. Além disso, apresentou voto de aplauso ao projeto Sumé com Flores, desenvolvido em parceria entre a UFCG/Sumé e o CAPS, em reconhecimento à sua relevância social e ambiental.
O vereador Damião Rildo apresentou votos de pesar às famílias do senhor Tiago Batista de Sousa e da senhora Maria Helena da Silva, em solidariedade pela perda de entes queridos.
O vereador Dida Alves propôs voto de aplauso ao servidor público Madson Mario Alves de Oliveira, chefe do Departamento de Cultura, pelo ato simbólico de valorizar a memória cultural local ao denominar o palco principal do São João de Sumé com o nome do artista sumeense Júlio Alves Evangelista, conhecido como Júlio Preto. Também apresentou voto de pesar à família da senhora Francisca Araújo da Silva e indicou ao Executivo o envio de projeto de lei para reajuste dos vencimentos dos conselheiros tutelares do município, elevando o valor para um salário mínimo e meio, como forma de reconhecimento à importância desses profissionais.
O vereador Arymatéia Silva apresentou voto de aplauso à fisioterapeuta Lindineide Farias Duarte Nóbrega, destacando sua dedicação no atendimento à população. Também solicitou a reforma das piscinas do Ginásio O Netão, para uso em atividades esportivas, escolares e fisioterapêuticas. Requereu ainda a criação de um ponto de mototáxi coberto exclusivo para mulheres e voto de aplauso ao decorador Francisco Welligton de Lima Barros, responsável pela ornamentação do São João 2025. Por fim, solicitou a designação de um profissional de segurança para atuar na Clínica de Fisioterapia do município.
O vereador José Antônio apresentou voto de pesar à família do senhor Genival Correia, conhecido como Vavá de Lindolfo, externando sua solidariedade à família enlutada.
O vereador Ruan Pereira apresentou requerimento solicitando que sejam encaminhados ofícios ao delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Dr. André Rabelo, ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Sousa, e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Francisco Bezerra Nunes. O objetivo é que sejam adotadas medidas urgentes para intensificar as investigações e ações de segurança em resposta aos recorrentes casos de assédio e importunação sexual praticados por um homem conhecido como o “Tarado da Várzea Redonda”. Ruan também solicitou melhorias na iluminação pública da Rua Hugo Santa Cruz, entre o lote de Flávio e o antigo lava-jato de Ronaldo, além de apresentar voto de pesar à família do senhor Jorge Neto da Silva.
O vereador Jeffeson Menezes solicitou ao Poder Executivo a construção de uma creche infantil no Conjunto Habitacional, com o objetivo de atender os bairros Alto da Caixa D’água, Pedro Ferreira, Mandacaru e os loteamentos vizinhos. Também requereu a instalação de refletores nos campos de futebol das comunidades de Porteiras e Seis Casas, promovendo o incentivo à prática esportiva. Por fim, pediu que o município faça cumprir o artigo 205 do Código de Posturas, que regulamenta a circulação de cães com coleira e focinheira em vias públicas, desde que acompanhados por seus responsáveis.
Nesta segunda-feira, 30 de junho, a partir das 09h, a Câmara de Vereadores realiza a segunda audiência pública para continuidade do debate da LDO e também a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar.
Assessoria