A Câmara de Vereadores de Sumé esteve reunida na noite desta terça-feira, dia 4, para a realização da 29ª sessão ordinária de 2025. Durante o encontro, os parlamentares apresentaram e aprovaram diversas proposituras, votos de aplauso e pesar.
O vereador Arymatéia Silva teve aprovado o requerimento que solicita a instalação de uma ondulação transversal (lombada) na Rua José de Gouvêia, nº 08, no Centro de Sumé. Também foi aprovado o pedido para a realização da limpeza e desobstrução do canal localizado no Loteamento Manoel Lourenço. Arymatéia apresentou ainda um Voto de Aplauso às organizadoras Gabriela Nogueira de Gouveia, Maria Simone Pereira da Silva e Francisca Damiana Sales Porto, em reconhecimento à exemplar organização do grupo de caminhada Elas nos KM’s, que representa um importante espaço de acolhimento, disciplina e promoção da saúde para as mulheres sumeenses.
O vereador Damião Rildo apresentou Voto de Pesar à família da senhora Maria de Fátima Lima Ferreira, manifestando solidariedade e condolências pelo seu falecimento.
O vereador Jeffeson Menezes apresentou Voto de Pesar à família da senhora Luíza de Souza Pereira, conhecida como Mira de Jandir, também em razão de seu falecimento.
O vereador Ruan Pereira apresentou votos de pesar pelos falecimentos do senhor Sílvio Rodrigues, cidadão reconhecido por sua integridade e compromisso com a comunidade, e do senhor Luiz Carlos Gomes de Lira. Ruan também solicitou a instalação de um telão de 10 metros por 4 metros, com sistema de som adequado, na Praça José Américo, para a transmissão da final da Copa Libertadores da América, que será disputada no dia 29 de novembro de 2025, entre Flamengo e Palmeiras. Além disso, o parlamentar requereu a realização do tradicional Campeonato Sumeense de Futebol de Campo, no Estádio O Jacintão, com a participação de equipes de todo o município.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 963/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a conceder subvenção social à Associação dos Catadores de Lixo do Município de Sumé – PB. A entidade, sem fins lucrativos e de utilidade pública, é responsável pela coleta e triagem de materiais recicláveis, antes do encaminhamento dos resíduos ao Aterro Sanitário do Pajeú.
Na mesma reunião, foram analisados vetos do Poder Executivo a projetos apresentados por vereadores, sendo todos mantidos pelo plenário.
Foi mantido o veto total ao Projeto de Lei nº 919/2025, de autoria do vereador Daniel Lêla, que institui o Programa “IPTU Social”, autorizando a concessão de isenção do imposto para pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único.
Também foi mantido o veto total ao Projeto de Lei nº 922/2025, de autoria do vereador Ruan Pereira, que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação digital e atualizada da fila de espera do SUS no município.
Outro veto total mantido foi ao Projeto de Lei nº 927/2025, também de autoria de Ruan Pereira, que trata da implantação do Prontuário Médico Digital Integrado no Hospital Alice de Almeida e nas Unidades Básicas de Saúde de Sumé.
O plenário manteve ainda o veto total ao Projeto de Lei nº 928/2025, de autoria do mesmo parlamentar, que previa a instalação de câmeras de monitoramento nas principais vias públicas do município.
Por fim, foi mantido o veto total ao Projeto de Lei nº 931/2025, de autoria do vereador Arymatéia Silva, que institui o Programa Municipal de Atenção à Primeira Infância no Município de Sumé.
Assessoria de Comunicação – Câmara Municipal de Sumé



