A Câmara Municipal de Sumé realizou, na manhã desta terça-feira (19), a primeira sessão após o recesso parlamentar. A reunião foi marcada pela apresentação de votos de aplauso, pesar, requerimentos e pela aprovação de projetos de lei e resolução.
O vereador Arymatéia Silva apresentou Voto de Aplauso ao jovem atleta Viktor Kayky dos Santos Alves da Silva, em reconhecimento à sua trajetória no esporte, além de um Voto de Pesar à família do senhor Inácio das Neves Feitosa. Também foi aprovado projeto de resolução de sua autoria que concede ao senhor Marivaldo Gomes Alcântara Firmino o Título de Cidadão Sumeense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
O vereador Damião Rildo solicitou a criação de uma Subprefeitura no Distrito de Pio X, argumentando a necessidade de descentralização administrativa para melhor atender a população local. Ele também requereu a pintura e identificação dos banheiros públicos da Praça Josemar Simões de Araújo, a pintura e iluminação da fachada da UBS do distrito, a instalação de piso sobre o calçamento ao lado da mesma praça e a remoção de um poste de iluminação antigo na Avenida Primeiro de Abril.
O vereador Dida Alves apresentou Voto de Pesar à família da senhora Maria do Socorro Rodrigues, esposa do ex-vereador Geraldinho Feitosa.
Já o vereador Fernando Lourenço apresentou requerimento solicitando melhorias na iluminação pública do Bairro Alto da Caixa D’Água, com a implantação de novos postes e luminárias desde a Rua João Rodrigues Sobrinho até a BR-412. De sua autoria também foram aprovados o projeto de resolução que concede à senhora Euza Aparecida Barbosa da Silva o Título de Cidadã Sumeense e o projeto de lei que denomina de Rua Gilberto Lucas Santa Cruz (Giba) a Rua Projetada 01, localizada no Loteamento Manoel Lourenço.
O vereador Ruan Pereira prestou Voto de Aplauso à equipe de futsal feminino Boca Júnior de Sumé pela conquista da Copa Sertânia-PE, bem como aos atletas Rosely Cristina e Pedro Oliveira, campeões de tênis de mesa na etapa estadual dos Jogos Escolares; Emily Leite, que alcançou a 4ª colocação na mesma competição; e Ângelo Gabriel, destaque nas oitavas de final do torneio. Ruan também solicitou a instalação de câmeras de segurança nas entradas do Ginásio Poliesportivo O Vavazão e a pavimentação da Rua Regina Galdino da Silva, no bairro Alvorada.
Ainda foi aprovado o projeto de lei de sua autoria que cria o Programa Bolsa Atleta Municipal, voltado ao incentivo financeiro de atletas amadores que representem Sumé em competições esportivas. O valor, os critérios de seleção, a periodicidade dos pagamentos e demais condições de concessão da Bolsa Atleta serão definidos por meio de regulamentação específica a ser elaborada pelo Poder Executivo Municipal.
O vereador José Antônio teve aprovado o projeto de lei que denomina de forma permanente o palco principal do São João de Sumé como “Palco Júlio Alves Evangelista – Júlio Preto”, em homenagem ao artista popular que se destacou na valorização da cultura nordestina.
Ao final da sessão, o presidente Jeffeson Menezes agradeceu a presença de todos e destacou a grande produtividade dos trabalhos legislativos. Ele ressaltou que a Câmara vem cumprindo seu papel de representar os interesses da população e frisou que “a união e o comprometimento dos vereadores fortalecem a democracia local e contribuem diretamente para o desenvolvimento do município de Sumé”.
Assessoria