Na quinta-feira, 6 de março, a Câmara de Vereadores de Sumé realizou mais uma sessão ordinária, com importantes discussões sobre projetos e demandas da população.
Foi aprovado o projeto de lei, 738/2025, de autoria do vereador Arimateia Silva, que reconhece no Município de Sumé, a prática do Wheeling, popularmente conhecido como “Grau”, bem como outras práticas que se assemelham às exibições típicas do segmento, em local devidamente destinado a essa finalidade, como prática esportiva do município.
Segundo o projeto, o município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, deverá implementar programas de incentivo à prática do grau, como a organização de campeonatos e eventos esportivos e a disponibilização de espaços públicos adequados para a prática da atividade, como pistas, rampas e áreas de lazer.
O vereador Arymatéia Silva apresentou requerimento solicitando um profissional de assistência social para atuar no Hospital e Maternidade Alice de Almeida.
Os vereadores aprovaram o projeto de lei, 739/2025, de autoria do Poder Executivo, que o cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD do Município de Sumé – Paraíba, órgão colegiado de caráter permanente, consultivo, propositivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.
O vereador Damião Rildo apresentou requerimento ao prefeito Manezinho Lourenço solicitando a construção de uma ciclovia, ligando os Bairros Frei Damião e Carro Quebrado ao centro da cidade. Damião solicitou, ainda, a reforma e ampliação no cemitério público do Distrito de Pio X.
O vereador Daniel Lêla solicitou ao prefeito Manezinho Lourenço, via requerimento, o retorno das gratificações concedidas aos motoristas da Secretaria de Educação.
O vereador Dida Alves apresentou voto de pesar à família do Senhor Djaci Ferreira de Souza.
O vereador Ruan Pereira apresentou requerimento solicitando que seja retirada a rotatória localizada entre as Ruas Augusto Santa Cruz e a Rua Manoel Severo, próximo ao Bar de Titita.
Foi aprovado o projeto de resolução, 146/2025, de autoria do vereador Jeffeson Menezes, que concede título de cidadão sumeense ao Senhor Diego Galdino de Araújo.
Ascom/Câmara