O município de Sumé viveu, neste sábado (16), um dia marcado por fé, serviços e confraternização em comemoração ao Dia do Evangélico. Durante a manhã, a programação teve início com o hasteamento das bandeiras e café da manhã na Câmara Municipal, seguido pela Feira da Saúde, realizada na Praça José Américo. No espaço, a população contou com atendimentos médicos, orientações de saúde, serviços da Casa da Cidadania , como emissão de documentos , além de atividades voltadas às crianças.
A noite reserva o ponto alto das comemorações: a Grande Cruzada Evangelística, às 18h, também na Praça José Américo, reunindo fiéis e todas as igrejas evangélicas do município em um grande momento de louvor, oração e pregação da Palavra.
O Dia do Evangélico é celebrado em diversas cidades e estados do Brasil. Em Sumé, a data é comemorada sempre no 3º sábado de agosto. A instituição da celebração foi fruto de um projeto idealizado pelo presbítero Arimatéia Silva, apresentado à Câmara de Vereadores pelo vereador Jeffeson Menezes e aprovado por unanimidade, sendo oficializado pela Lei nº 1.004, de 5 de dezembro de 2010.
Em 2025, o evento ganhou ainda mais relevância com a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Arymatéia Silva, que reconhece o Dia do Evangélico como patrimônio histórico, cultural e imaterial do município. A medida permite que o Poder Executivo Municipal firme parcerias com entidades de interesse social e utilidade pública para promover atividades culturais, educacionais e sociais relacionadas à data, fortalecendo ainda mais sua importância na vida comunitária e religiosa de Sumé.
O evento conta com o apoio da gestão municipal, através do prefeito Manezinho Lourenço, e da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Jeffeson Menezes. O vereador Arymatéia Silva também tem atuado como um importante interlocutor entre as igrejas e o poder público, contribuindo para que a celebração cresça a cada ano.
Assessoria